ptfr

 

TOUR DOS MAIS BELOS PALÁCIOS REAIS - Opção I (8h)

 

  • Palácio Nacional de Queluz
  • Palácio Nacional de Mafra
  • Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa)

 

Este tour dos palácios reais vai levá-lo a descobrir os mais magníficos palácios da história da monarquia portuguesa. Ao longo dos séculos, foram construídos vários palácios em Lisboa e nos seus arredores, e muitos deles espelham uma época em que a família real portuguesa era a mais rica do mundo, apesar de muitos dos seus tesouros terem desaparecido com o terramoto de 1755 e, mais tarde, com as invasões francesas do século XIX.

Vamos começar este tour por levá-lo ao imponente Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins, que se localizam a cerca de 20 min. da capital. Este palácio constitui um dos mais notáveis exemplos da ligação harmoniosa entre a natureza e a arquitetura palaciana em Portugal. Inspirado no Palácio de Versailles, em França, o Palácio de Queluz é um dos últimos edifícios erguidos em estilo rococó no país, sendo ladeado por sumptuosos jardins de traça francesa. Foi mandado construir no século XVIII, pelo rei consorte D. Pedro III, como recanto de verão da família real, tendo sido habitado, a título permanente, entre os finais do século XVIII e inícios do século XIX, altura em que a realeza partiu para o Brasil, devido às invasões napoleónicas. Atualmente, o Palácio de Queluz é a residência dos Chefes de Estado estrangeiros em visita oficial a Portugal. 

O próximo destino do nosso tour é o monumental Palácio Nacional de Mafra, um dos maiores palácios do mundo e a mais importante obra do estilo barroco português, tendo sido mandado edificar pelo rei D. João V, nos inícios do século XVIII, em virtude de uma promessa que fizera caso a rainha consorte lhe desse descendência. Construído com o ouro proveniente do Brasil, esta obra colossal é constituída por uma basílica, convento e palácio, sendo que os seus maiores tesouros são a sua biblioteca, considerada uma das mais belas da Europa, com um precioso espólio constituído por 36 mil volumes aproximadamente, e os seus dois carrilhões e seis órgãos únicos em todo o mundo. O Palácio de Mafra assinala o fim da monarquia em Portugal, tendo albergado o rei D. Manuel II, o ultimo rei do país, antes da sua partida para o exílio, na Inglaterra.

De seguida, neste tour dos palácios reais, convidamo-lo a ir à pitoresca vila da Ericeira, localizada à beira-mar e com uma longa tradição piscatória, onde poderá provar o seu maravilhoso peixe e marisco. Bom apetite!

Após um retemperador almoço, vamos continuar o tour com a visita do grandioso Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, que foi mandado erguer pelo rei D. José I, após o terrível terramoto de 1755 que arrasou a cidade e destruiu o sumptuoso Paço da Ribeira, localizado no Terreiro do Paço, onde residia a família real. Inicialmente edificado em alvenaria, ficando conhecido como a Real Barraca, o atual palácio data dos finais do século XVIII, refletindo traços dos estilos barroco e neoclássico. Atualmente, o Palácio da Ajuda alberga um dos mais importantes museus de artes decorativas, apresentando um espólio único que vai desde o século XV ao XX, bem como é, ainda hoje, cenário de cerimónias protocolares de Estado.

 

A partir de € 260 para 2 pessoas 

RESERVE AGORA ESTE TOUR