ptfr

 

TOUR DE COIMBRA (10h)

 

Um tour pela Cidade dos Estudantes

 

Descubra no nosso tour de Coimbra, uma das mais antigas cidades portuguesas, repleta de história e tradição académica, onde haveriam de nascer seis reis de Portugal e onde seria fundada a primeira Universidade do país e uma das mais antigas do mundo. Sob a presença do vibrante Rio Mondego, o “Rio dos Poetas” como os locais orgulhosamente o chamam, Coimbra é uma cidade de ruas estreitas e sinuosas, escadinhas e arcos medievais, cheia de tesouros históricos para desvendar e animada pelos seus estudantes de capas negras, que levam ao mundo o Fado de Coimbra.

Venha conhecer, neste tour privado, a emblemática Universidade de Coimbra, distinguida como Património Mundial pela UNESCO, que se encontra alcandorada sobre a cidade, cuja história está intrinsecamente relacionada com a própria fundação da nação portuguesa. Fundada inicialmente em Lisboa, em 1209, pelo rei D. Dinis, foi definitivamente transferida para Coimbra, em 1537, por determinação do rei D. João III, vindo a ocupar uma impressionante edificação de origens árabes, datada do século X, que foi a primeira entre as residências régias portuguesas. Aliás, foi neste palácio que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, instalou a sua corte, tendo convertido Coimbra na capital do reino.

Poderá visitar o tradicional Paço das Escolas, o conjunto arquitetónico central da Universidade que está implantado em redor de um pátio retangular, que oferece uma vista deslumbrante para o Rio Mondego, destacando-se a Biblioteca Joanina, a mais sumptuosa biblioteca universitária de Portugal, obra-prima do estilo barroco, edificada no século XVIII, sob a égide do rei D. João V, apresentando mais de 60 mil volumes; a Prisão Académica, antigo local de cárcere para os estudantes condenados, situada no piso inferior da Biblioteca Joanina; a Capela de S. Miguel, cuja edificação remonta ao século XV, onde é possível admirar as suas paredes revestidas de azulejos do século XVII; e, ainda, a Torre da Universidade, o símbolo mais popular da própria Universidade e que melhor representa a vida estudantil, cuja construção data do século XVIII. O toque dos seus diversos sinos ainda hoje marca o ritmo do estudante, o tempo de estudo e o tempo de descanso!

Após a visita da Universidade, vamos continuar o tour e levá-lo ainda a conhecer outros pontos de interesse da cidade, como sejam a grandiosa Sé Velha, edificada na segunda metade do século XII, a única catedral portuguesa de estilo românico a ter sobrevivido relativamente intata até aos nossos dias; a Porta de Almedina, a principal porta da muralha medieval, atribuindo-se o seu traçado mais antigo ao século IX; a magnificente Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, cuja construção se iniciou no século XII, o panteão nacional onde repousam D. Afonso Henriques e D. Sancho I, os primeiros reis de Portugal; e, já na margem esquerda Rio Mondego, as ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, fundado nos finais do século XIII e abandonado no século XVII, devido às constantes inundações provocadas pelo rio, e o belo Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, que veio substituir o primitivo cenóbio, onde é venerado o corpo da Rainha Santa Isabel, a santa padroeira da cidade.          

Venha descobrir Coimbra, a cidade que “tem mais encanto na hora da despedida”!

 

A partir de € 430 para 2 pessoas 

Reserve agora este tour