ptfr

 

TOUR DE ÉVORA & VILA VIÇOSA (9h)

 

Descubra uma das mais belas cidades do sul de Portugal, Évora, e uma das mais preciosas jóias da coroa portuguesa, Vila Viçosa. 

Évora é uma cidade que possui uma riquíssima herança cultural, tendo o seu centro histórico bem preservado sido agraciado como Património Mundial pela UNESCO. A sua privilegiada localização geográfica ditou a fixação de diversos povos ao longo de diferentes épocas. Conservam-se ainda hoje testemunhos da sua ocupação romana e as marcas do seu passado árabe encontram-se bem visíveis na sua arquitetura popular e gastronomia. Durante a Reconquista Cristã do século XII, teve um papel preponderante na formação da identidade nacional e, mais tarde, nos séculos XV e XVI, em plena época áurea das descobertas marítimas, foi eleita a residência dos reis e centro do enorme império português.

Durante este tour privado, vamos mostrar-lhe o seu Templo Romano, o monumento mais emblemático da cidade, edificado em meados do século I, o único do seu género em Portugal; a sua grandiosa Sé Catedral, cuja construção se iniciou nos finais do século XII, tratando-se da maior catedral medieval do país, na qual se encontra uma estátua rara de Nossa Senhora grávida; a antiga Universidade de Évora, fundada em 1559, a segunda universidade a ser criada no país, após a fundação da Universidade de Coimbra; a animada Praça do Giraldo, o ponto nevrálgico de Évora, que herdou o nome do seu conquistador, Geraldo Sem Pavor, que a tomou aos mouros, em 1165; e a intrigante Capela dos Ossos, que faz parte da Igreja Real de S. Francisco, cujas paredes e tetos estão cuidadosamente cobertos com centenas de ossadas humanas que ficarão certamente gravadas na sua memória.

Após um fantástico almoço na capital do Alentejo, continuamos o nosso tour, rumando em direção a Vila Viçosa, uma tranquila vila alentejana que foi durante séculos a sede da Casa de Bragança, que corresponde à quarta e última dinastia reinante no país, desde 1640, que assinala a restauração da independência nacional sobre o domínio espanhol, até 1910, data da implantação da República em Portugal. O seu ex-libris é o monumental Paço Ducal, cuja edificação se iniciou em 1501, mas as várias campanhas de engrandecimento que lhe conferiram o seu aspeto atual ocorreram nos séculos XVI e XVII. A sua fachada, de traça maneirista e totalmente revestida com o mármore da região, apresenta 110 metros de comprimentos, tornando-a num exemplar único na arquitetura civil portuguesa. As suas sumptuosas salas possuem uma importante coleção de artes decorativas, pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria. A sua cozinha impressiona pela vastíssima coleção de utensílios em cobre que reluzem nos armários, como se à espera para serem utilizados.

Neste tour vamos levá-lo ainda ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, também conhecido por Solar da Padroeira, onde poderá ver a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Esta igreja encontra-se dentro das muralhas medievais do castelo da vila, não se conseguindo, no entanto, precisar a data da sua fundação. Segundo reza a tradição, a imagem terá sido oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, um nobre guerreiro do século XVI, hoje São Nuno de Santa Maria, tendo sido proclamada, em 1646, rainha e padroeira de Portugal, pelo rei D. João IV, fundador da dinastia de Bragança. A partir daí, os monarcas portugueses não voltaram mais a colocar a coroa real na cabeça. Desde então, este é um lugar de grande devoção consagrado ao culto mariano, tendo sido visitado pelo Papa João Paulo II, na sua primeira visita a Portugal.

 

A partir de € 445 para 2 pessoas 

Reserve agora este tour