COVID-19
A Organização Mundial de Saúde declarou o Coronavírus COVID-19 uma pandemia e consequentemente uma emergência de saúde pública de âmbito internacional.
A nossa máxima prioridade é assegurar a saúde e a segurança dos nossos clientes e da nossa equipa, em todos os momentos. Com o intuito de conter a propagação do vírus e evitar riscos e contágios, a Blue Diamond elevou ainda mais os seus padrões de higiene e segurança, declarando cumprir os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal e as orientações da Direção Geral de Saúde, o que a levou a ser considerada um Estabelecimento Clean & Safe.
A Blue Diamond garante paralelamente o cumprimento das diretrizes internacionais da OMS e do World Travel & Tourism Council.
Neste contexto, a nossa empresa considera imprescindível a implementação de um protocolo interno, que define os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância necessários para a mitigação deste surto. Estamos verdadeiramente dedicados em assegurar o bem-estar e a segurança dos nossos clientes e da nossa equipa.
PROTOCOLO INTERNO
Formação dos Colaboradores e Motoristas Independentes
- Identificação e definição de responsabilidades do principal interveniente do Protocolo Interno
- Líder – Marco Fidalgo - sócio-gerente
- Responsabilidades: formação da equipa; monitorização do plano de higienização dos veículos; acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção, por parte de colaboradores/ motoristas independentes e clientes; controlo de stocks de EPIs (máscaras, viseiras e luvas) e de produtos de higienização; e gestão de resíduos com risco biológico.
- Contatos:
- Telemóvel: +351 939346730
- Email: marco@bluediamond.pt
- Responsabilidades: formação da equipa; monitorização do plano de higienização dos veículos; acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção, por parte de colaboradores/ motoristas independentes e clientes; controlo de stocks de EPIs (máscaras, viseiras e luvas) e de produtos de higienização; e gestão de resíduos com risco biológico.
- Líder – Marco Fidalgo - sócio-gerente
- Capacitação da Equipa: Todos os colaboradores e motoristas independentes foram sensibilizados e receberam formação específica sobre o surto, no contexto do desempenho das suas funções, nomeadamente:
- Protocolo Interno relativo ao surto:
- Medidas básicas de prevenção e controlo da infeção
- Standards de higienização dos veículos
- Procedimentos em caso suspeito de infeção
- Protocolo Interno relativo ao surto:
Informação aos Clientes
Está disponível aos nossos clientes a seguinte informação:
- Medidas básicas de prevenção e controlo da infeção, no interior das viaturas, em formato digital QR Code, e publicadas nas redes sociais da Blue Diamond
- Este Protocolo Interno será enviado juntamente com as condições de reserva do serviço e está ainda divulgado nas nossas redes sociais
Parceiros da Blue Diamond
Cumprimento do Protocolo Interno de higiene e segurança pelos parceiros envolvidos na execução dos serviços contratados à Blue Diamond, designadamente:
- Medidas básicas de prevenção e controlo da infeção
- Standards de higienização dos veículos
- Procedimentos em caso suspeito de infeção
Medidas básicas de prevenção e controlo da infeção
Em todos os serviços realizados e em todos os contatos com os clientes, estão a ser aplicadas várias medidas para os proteger bem como à nossa equipa e impedir a propagação do coronavírus:
- Auto-monitorização dos sintomas
Recomenda-se a medição diária da temperatura corporal (febre superior a 38ºC) e a vigilância de outros sintomas como tosse e dificuldade respiratória; poderão realizar-se medições de temperatura tanto nos colaboradores, motoristas independentes e clientes, não se efetuando o seu registo, apenas se devidamente autorizado; - Higienização das mãos
Existência de soluções de álcool-gel, para utilização por parte dos motoristas e clientes, no interior dos veículos; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar soluções de álcool-gel, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas; - Etiqueta respiratória
Tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar um lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre, após tossir ou espirrar, e, depois de se assoar, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos; - Uso obrigatório de máscara, por parte dos clientes e motoristas (utilizam também luvas e, em alternativa à máscara, podem usar viseira).
Em caso de incumprimento por parte de clientes não portadores de máscara, estes não podem aceder, permanecer ou utilizar os veículos, devendo paralelamente a empresa e a sua equipa informar as autoridades e forças de segurança competentes, caso os passageiros insistam em não cumprir aquela obrigatoriedade;
O incumprimento do disposto constitui contraordenação, punida com coima de valor mínimo correspondente a €120 e valor máximo de €350, de acordo com o Decreto-Lei nº 20/2020, de 1 de Maio;
Disponibilização gratuita de kits individuais de proteção (máscara, toalhetes desinfetantes, álcool-gel e luvas descartáveis) para clientes - Conduta de higiene pessoal
Evitar tocar no rosto assim como usar adornos pessoais; - Distanciamento social
Foram interditas formas de cumprimento que envolvam o contacto físico, incentivando-se o distanciamento físico (1,5 - 2 metros), assim como foram suprimidos os postos de trabalho partilhados e reuniões presenciais; - Lotação máxima permitida de 2/3 da capacidade total do veículo
O banco dianteiro é utilizado apenas pelo motorista;
5 lugares – 2 passageiros | 8 lugares – 4 passageiros; - Foram removidos elementos físicos de potencial contato que não são indispensáveis ao decorrer dos serviços, como sejam etiquetas para as águas, jornais e revistas;
- É acautelada a renovação constante do ar interior das viaturas (ar condicionado em modo de extração e não de circulação de ar).
Standards de Higienização dos Veículos
- Limpeza frequente das superfícies dos veículos, tendo sido tomadas medidas adicionais na sua higienização, de modo a prevenir a disseminação da doença e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e da OMS;
- A higienização das viaturas será efetuada em local apropriado, no final de cada serviço. Pretende-se que, depois de limpo, o primeiro contato com o veículo seja efetuado pelo motorista afeto ao serviço e pelo cliente, diminuindo o risco de contaminação e propagação do COVID-19;
- O colaborador ou motorista independente que efetuar a higienização da viatura estará equipado de máscara, luvas e roupa protetora. As mãos devem ser lavadas antes da colocação e após se retirar as luvas;
- O procedimento de higienização dos veículos compreende duas fases:
- Limpeza: remoção de lixo e quaisquer objetos que estejam no interior do veículo que não façam parte do mesmo;
- Desinfeção: limpeza das várias superfícies do veículo com produto indicado para a remoção do vírus, no sentido de cima para baixo e das áreas mais limpas para as mais sujas;
- A limpeza deve ser sempre húmida, devendo as superfícies do veículo serem limpas da seguinte forma:
- Limpar com pano ou papel descartável humedecido com detergente;
- Desinfetar com pano ou papel descartável humedecido em desinfetante adequado ou em álcool com 70º;
- Deixar secar ao ar;
- Todas as superfícies da viatura devem ser limpas com produto desinfetante indicado, com especial atenção às seguintes áreas:
- Volante, incluindo todos os comandos e funcionalidades aí presentes (buzina, manípulo do limpa para-brisas, de ativação e desativação dos faróis do veículo…); manete/manípulo das mudanças; painel de instrumentos do veículo, incluindo botões de controlo da função de climatização, rádio, leitor de CDs, “4 piscas”, GPS…; retrovisor interior e botões de controlo dos retrovisores laterais; travão de estacionamento; porta luvas, incluindo puxador de abertura; botões desligar/desligar as luzes interiores; todos os botões de controlo dos vidros elétricos; todos os cintos de segurança do veículo e “botões” dos bloqueadores dos cintos de segurança da viatura; ajustador dos bancos dos veículos (ajustador de altura, do encosto para as costas e para o pescoço, da distância aos pedais do veículo); puxadores exteriores e interiores de todas as portas, incluindo puxador de abertura do porta bagagens; tampa de abertura do depósito de combustível; tapetes e chão; e chaves da viatura;
- Volante, incluindo todos os comandos e funcionalidades aí presentes (buzina, manípulo do limpa para-brisas, de ativação e desativação dos faróis do veículo…); manete/manípulo das mudanças; painel de instrumentos do veículo, incluindo botões de controlo da função de climatização, rádio, leitor de CDs, “4 piscas”, GPS…; retrovisor interior e botões de controlo dos retrovisores laterais; travão de estacionamento; porta luvas, incluindo puxador de abertura; botões desligar/desligar as luzes interiores; todos os botões de controlo dos vidros elétricos; todos os cintos de segurança do veículo e “botões” dos bloqueadores dos cintos de segurança da viatura; ajustador dos bancos dos veículos (ajustador de altura, do encosto para as costas e para o pescoço, da distância aos pedais do veículo); puxadores exteriores e interiores de todas as portas, incluindo puxador de abertura do porta bagagens; tampa de abertura do depósito de combustível; tapetes e chão; e chaves da viatura;
- Após a higienização dos veículos, fica proibida a entrada a qualquer pessoa que não o motorista atribuído ao serviço;
- Em caso de necessidade de entrada ou utilização do veículo já higienizado por outra pessoa que não o motorista estabelecido, a viatura terá de ser novamente desinfetada;
- Após a higienização do veículo, o colaborador ou motorista independente deve preencher a respetiva ficha de registo de controlo, que se encontra no porta-luvas, para que facilmente se verifique que a viatura foi alvo do presente procedimento de limpeza e desinfeção;
Procedimentos em Caso Suspeito de Infeção de Colaborador ou Motorista Independente
- Os colaboradores ou motoristas independentes que desenvolvam quadro respiratório agudo com tosse (de novo ou agravamento da tosse habitual), ou febre (temperatura superior a 38ºC), ou dispneia/ dificuldade respiratória, consideradas suspeitas de COVID-19, devem ligar prontamente para a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou 112, dependendo da gravidade clínica, avisar o responsável/ líder da Blue Diamond e permanecer em casa.
- Caso os sintomas se manifestem aquando de um serviço (sem o cliente presente), o colaborador ou motorista independente deverá informar de imediato o referido responsável, sem o colocar em risco, e permanecer dentro do veículo, que corresponde à área de isolamento estabelecida, com a máscara e as luvas colocadas. Por sua vez, deve ligar para o SNS24 ou 112, dependendo da gravidade da situação, e aguardar as respetivas indicações.
- Se os referidos sintomas se desenvolverem na presença de clientes, o colaborador ou motorista independente deverá afastar-se logo dos mesmos, imobilizando a viatura em local seguro e permanecendo dentro dela, sempre com a máscara e as luvas postas. Em seguida, deve avisar o responsável da Blue Diamond e ligar para o SNS24 ou 112, dependendo da gravidade da situação. Os clientes devem ficar em segurança, no exterior do veículo, e aguardar que sejam recolhidos por um outro motorista, o qual os levará numa outra viatura para o local onde estão alojados, salvo outras diretrizes das autoridades de saúde.
Procedimentos em Caso Suspeito de Infeção de Cliente
O cliente que desenvolva os sintomas suspeitos de COVID-19 deve ser assistido de imediato pelo seu motorista, o qual deverá avisar o responsável da Blue Diamond e ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou 112, dependendo da gravidade clínica.
A viatura deverá ser imobilizada num local seguro, onde permanecerá o cliente (área de isolamento), afastado de outros eventuais passageiros, e com a máscara e as luvas sempre colocadas.
Por sua vez, o motorista deverá permanecer no exterior, com os outros clientes, e a aguardar as indicações das referidas entidades competentes. Os restantes passageiros serão posteriormente levados por outro motorista, num outro veículo, para o local onde estão alojados, salvo outras indicações das autoridades responsáveis.
Gestão de Resíduos
O armazenamento dos resíduos produzidos pelos suspeitos de infeção deverá ser feito em saco de plástico que, após ser convenientemente fechado (com braçadeira…), deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.
Registo de Atos
- Plano de Formação de Colaboradores e Motoristas Independentes
- Plano de Higienização dos Veículos
- Plano de Registo de Ocorrências
Estamos prontos para receber os nossos clientes, com segurança & higiene! |